A Cáritas Diocesana de Beja assinala o Dia Internacional do Migrante
A Cáritas Diocesana de Beja assinala o Dia Internacional do Migrante
“Fui estrangeiro e acolheste-me.” (Mt 25,35)
A Cáritas Diocesana de Beja, reafirma o seu compromisso diário com o acolhimento, a escuta e o acompanhamento das pessoas migrantes que vivem e trabalham na região. Esta data constitui uma oportunidade para sensibilizar a sociedade para a realidade das migrações, refletir sobre os direitos humanos, os desafios enfrentados pelas pessoas migrantes e reconhecer o seu contributo social, cultural e económico nas comunidades de acolhimento.
No âmbito desta comemoração, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Cáritas Diocesana de Beja promoveu, no dia 16 de dezembro, uma atividade dinamizada pela estagiária de Serviço Social e equipa do projeto, contando com a participação de utentes oriundos de diferentes países, o que evidenciou a diversidade cultural da comunidade acompanhada pela instituição. A iniciativa teve como objetivo promover a integração social e cultural, valorizar a diversidade, reforçar o sentimento de pertença e fomentar o conhecimento da cultura portuguesa, num clima de respeito pela multiculturalidade.
A atividade incluiu dinâmicas participativas como o “Mapa Mundo”, que permitiu identificar os países de origem dos participantes e reconhecer as diferentes trajetórias migratórias, e um Quiz “Sabes isto sobre Portugal?”, de carácter lúdico e educativo, que aprofundou o conhecimento sobre tradições, gastronomia e expressões populares portugueses. Houve ainda um momento de partilha de costumes e tradições dos países de origem, promovendo o respeito pela diversidade cultural e o enriquecimento mútuo. A iniciativa terminou com um lanche de convívio, fortalecendo os laços interpessoais e o espírito de comunidade.
Acreditamos que cada migrante traz consigo uma história, uma esperança e um contributo para a nossa comunidade.
“Acolher é um gesto de fé, justiça e amor ao próximo”