Marcha ” Um Gesto pela Paz”
10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2025
Caminhada “Marcha pela Paz” mobiliza a comunidade em Beja
A Cáritas Diocesana de Beja promove, no próximo 11 de dezembro, a iniciativa 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2025, convidando toda a comunidade a participar na caminhada “Marcha pela Paz”, um momento público de união, esperança e compromisso com a construção da paz.
O ponto de encontro está marcado para as 17h00, na Praça da República, onde haverá um acolhimento pela Presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Teresa Tavares de Almeida, seguido de animação musical pelo Grupo Shave e da leitura do primeiro ponto do Manifesto pela Paz.
A caminhada prossegue pelas ruas da cidade até às Portas de Mértola, onde será apresentado o segundo ponto do Manifesto e realizada uma intervenção artística dinamizada pelo mesmo grupo.
Pelas 18h00, no Jardim do Bacalhau, será partilhado o terceiro ponto do Manifesto, culminando numa simbólica cerimónia de acendimento de velas em forma de estrela, acompanhada por um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas da violência e da guerra.
Participação aberta a toda a comunidade
A participação nesta campanha é livre, podendo escolas, instituições, grupos e cidadãos juntar-se com alunos, membros, colaboradores ou voluntários.
A campanha convida também cada pessoa, se assim o desejar, a adquirir uma vela da Cáritas por 2€, um gesto que se transforma num ato concreto de solidariedade. As verbas revertem para o reforço da ação das Cáritas Diocesanas em projetos locais e para iniciativas de apoio humanitário internacional, através do Fundo Lusófono Laudato Si.
As velas encontram-se disponíveis nas paróquias, escolas, instituições parceiras, Cáritas Diocesanas e nas lojas Pingo Doce.
Encerramento e mensagem final
O evento contará novamente com a participação do Grupo Shave e da Equipa Técnica de Rua do projeto “Estão tão perto que não me vês”.
A iniciativa encerra pelas 19h30, com uma mensagem do Exmo. Reverendíssimo D. Fernando Maio de Paiva, Bispo de Beja, reforçando o apelo à paz, ao diálogo e à responsabilidade coletiva na construção de um mundo mais justo e fraterno.
