Cáritas Diocesana de Beja encerra Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES)
A Cáritas Diocesana de Beja (CDB) informa que o Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES), em funcionamento desde 2023 nas antigas instalações da Casa do Estudante, encerrou a sua atividade.
Ao longo destes três anos de funcionamento, o CAES acolheu 365 pessoas em situação de elevada vulnerabilidade, garantindo uma resposta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esta missão foi possível graças ao compromisso da equipa técnica, dos voluntários e da articulação com diversos parceiros locais e nacionais.
Apesar da aprovação de uma candidatura à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário do PRR, que previa um investimento de 923 mil euros (85% comparticipados pelo IHRU), não foi possível chegar a acordo quanto ao modelo de funcionamento e financiamento necessários para assegurar a estabilidade das pessoas acolhidas, das equipas e da sustentabilidade da instituição.
“Esta decisão foi ponderada e tomada em consciência, após um longo processo negocial com o Instituto da Segurança Social, não tendo sido possível reunir as condições imprescindíveis para manter o CAES em funcionamento.” — Direção da Cáritas Diocesana de Beja
Em articulação com o Centro Distrital da Segurança Social de Beja, foi assegurado que nenhuma das pessoas acolhidas ficará sem resposta. A maioria já se encontra integrada noutras respostas de âmbito nacional, e as restantes estão em fase de encaminhamento.
A Cáritas Diocesana de Beja agradece publicamente a todos os que, de diferentes formas, tornaram possível este projeto: parceiros institucionais e empresariais, vizinhos da comunidade envolvente, bombeiros voluntários de Beja, agentes e comando distrital da PSP, profissionais de saúde da ULSBA, técnicos da área social, colaboradores e voluntários.
Entre 2023 e 2025, este trabalho conjunto permitiu oferecer dignidade, proteção e esperança a centenas de pessoas em situação de exclusão social.
A CDB reforça a sua missão de continuar a desenvolver respostas sociais ajustadas às necessidades do território, não descartando a possibilidade de reutilizar o edifício da antiga Casa do Estudante para outros projetos sociais que venham a beneficiar a comunidade.
📅 Beja, 10 de setembro de 2025