PESSOAS-FSE+-020288- Território Beja
Designação do Projeto:
Distribuição indireta de géneros alimentares e ou de bens de primeira
necessidade através de atribuição de cartões eletrónicos para a sua aquisição nos
estabelecimentos comerciais aderentes.
Descrição de informação do projeto
Este programa tem como objetivo a distribuição de cartões eletrónicos as pessoas
mais carenciadas para aquisição de géneros alimentares.
A operacionalização do Programa PESSOAS 2023 – Privação Material, teve início a
26 de Fevereiro de 2025, sendo o Instituto da Segurança Social, I.P, o organismo
responsável pela coordenação global das políticas de ação social, e pela gestão das
empresas e dos cartões eletrónicos rececionados no território nacional.
Durante 27 meses a Cáritas Diocesana de Beja procederá à distribuição de cartões
eletrónicos, nos concelhos de Beja, Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito às
pessoas mais carenciadas e ao desenvolvimento de ações de acompanhamento
direcionadas para o reforço da autonomia e capacidade de livre escolha dos
destinatários, por forma a capacita-los na otimização da gestão do orçamento familiar,
na seleção e boa gestão dos géneros alimentares e na prevenção do desperdício,
nomeadamente através da realização de sessões de esclarecimento e/ou de
sensibilização e informação para os destinatários finais do apoio.
Código do projeto – PESSOAS-FSE+-020288
Objetivo principal – Combater a privação material através da distribuição indireta de
bens alimentares e/ou de bens de primeira necessidade às pessoas mais carenciadas,
promovendo simultaneamente a inclusão social.
Entidade beneficiária – Cáritas Diocesana de Beja
Data de aprovação – 02-01-2025
Data de início – 26-02-2025
Data de conclusão: 31-03-2027
Custo total: 45194,69 EUR
Custo total elegível: 45194,69 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FSE+: 40675,22
Contribuição Pública Nacional: 4519,47 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
– Distribuição indireta de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade
através de cartões eletrónicos.
– Desenvolvimento de ações de acompanhamento para capacitar as famílias na
seleção de alimentos e gestão do orçamento.
– Ações de sensibilização para prevenir o desperdício alimentar e otimizar os
recursos.
Contactos
Nome do coordenador/diretor técnico: Natércia Cordeiro e Ana Oliveira
Correio eletrónico: p2030pm.cdb@gmail.com
Telefone: 284312210
Horário de funcionamento: 09:00 h às 17:00 h de segunda a sexta-feira.
