A Cáritas Diocesana de Beja submeteu uma candidatura ao POISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego) que permitiu a execução entre o dia 1 de Setembro de 2016 até 31 de Agosto de 2019 a Rede Local de Intervenção Social (RLIS).
Após o término deste projeto e por proposta da Segurança Social I.P./Centro Distrital de Beja à Cáritas Diocesana de Beja (CDB), considerou-se a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, através da constituição do Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social (SAAS).
Para o efeito foi celebrado a 9 de Setembro de 2019, um Acordo de Cooperação Atípico, permitindo desta forma aproveitar a experiência anteriormente adquirida com a RLIS, bem como o conhecimento das famílias anteriormente acompanhadas, valorizando desta forma a intervenção social efetuada e que é necessária levar a cabo numa lógica de proximidade e de ajuda para e com, os indivíduos e famílias, missão à qual estamos comprometidos.
Nesta perspetiva o SAAS, consiste num atendimento de primeira linha que responde a situações de crise e/ou de emergência sociais, assim como, o acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais. Através deste serviço, consideramos que o atendimento e acompanhamento sociais são áreas nobres da intervenção social por proporcionarem uma oportunidade de apoio personalizado, facilitarem o acesso à proteção social e criarem proximidade perante a comunidade.
A VISÃO do SAAS pauta-se por “dinamizar uma intervenção social, multinível e concertada, para a melhoria das condições de vida e bem-estar das populações que facilitem a sua inclusão social e reforcem a coesão social”, existindo uma correlação com a VISÃO da Cáritas Diocesana de Beja “contribuir para um Mundo mais justo e para o respeito da dignidade integral de todo o Ser Humano”.
O SAAS tem como objetivos: Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; Apoiar em situações de vulnerabilidade social; Prevenir situações de pobreza e exclusão sociais; Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social; Assegurara o Acompanhamento Social do percurso de inserção social e mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
Dispomos de uma Equipa Técnica Multidisciplinar de quatro técnicos superiores na área das ciências sociais e humanas, três Assistentes Sociais (Ana Soeiro – duas Técnicas de Atendimento/Acompanhamento Social – Telma Carriço e Raquel Nozes) e uma Psicóloga Clínica – Ana Sofia Matos.
O SAAS está sediado na Cáritas Diocesana de Beja, sito na Rua Afonso Lopes Vieira Nº18 (por detrás da Câmara Municipal de Beja), com horário de funcionamento nos dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. A abrangência geográfica é ao nível do Concelho de Beja, realizando-se também Atendimento Social uma vez/mês nas freguesias rurais, nas Juntas de Freguesia.
O acesso ao SAAS poder ser acionado pela própria pessoa (procura espontânea ou sistémica) e/ou pela comunidade informal (ex: vizinhança) ou institucional (ex: encaminhamento por entidades/instituições).
Para mais informações:
Telf. 284.312210
Mail: ana.soeiro@caritasbeja.pt
Modelo de Intervenção

Equipa Técnica
